Tole Painting e Folk Art

Tole Painting é o mesmo que Pintura Decorativa, e é um termo que abrange todos os estilos e técnicas de pintura em vários substratos (tecido, madeira, metal, vidro, etc…). Logo vou contar um pouco da história da Pintura Decorativa.

Folk Art, como o nome sugere, é arte folclórica, ou seja, é um estilo de pintura característica de uma região ou país.

Nessa categoria se encaixam o Bauernmalerei, da Bavária, o Hindeloopen, da Holanda, a Pintura Country, dos EUA, o Zostovo da Rússia, o Rosemaling da Noruega, o Canal Boat da Grã Bretanha (Irlanda) e muitos, muitos outros, mais novos e mais antigos e de todas as partes do mundo.

O Brasil tem dois representantes genuínos, que são o Barroco e a pintura em tecido no estilo porcelanizado, que não existe em nenhum outro lugar do mundo e foi desenvolvida aqui mesmo, já sendo reconhecida lá fora como um estilo nosso.

Pintura “porcelanizada” em tecido, por Bia Moreira

No século 18 os imigrantes da Bavária e Noruega levaram para os Estados Unidos as suas pinturas com riscos, pinceladas e cores características. Os mascates se encarregaram de levar as peças para vender, difundindo a arte por todo o país e fazendo com que muitos se interessassem por aprender a pintar também.

Os imigrantes começaram, então, a ensinar sua técnica aos americanos. Logo nasceu um etilo novo, derivado dessas pinturas e que foi chamado de Pensylvania Dutch (aliás, vários estilos de pintura nasceram dessa forma).

Com o passar do tempo, cada pessoa imprimiu seu próprio estilo e técnica de pintar e foram, ao mesmo tempo, desenvolvendo a Tinta Acrílica, que nada mais é que pigmento (cor) em uma emulsão de polímeros.

Por ser à base de água, essa tinta ganhou inúmeros adeptos e possibilitou mais recursos aos pintores, como as características pinceladas esfumaçadas, chamadas de floating (flutuação), entre outras, e assim foi nascendo a Pintura Country.

A partir do século 19 a tinta começou a ser comercializada e, desde então, esse estilo de pintura vem sendo cada vez mais apreciado e praticado por pessoas de todo o mundo.

A Pintura Country pode ser subdividida em três estilos: Country Americano, que possui riscos mais estilizados e cores características; o Country Primitivo, que são mais próximas do real (mas ainda estilizadas), cores mais escuras e com aparencia envelhecida; e o Country Clássico, que são bem mais próximas do real, com riscos que valorizam o volume e a perspectiva.

Pintura country americana, por Jamie Mills-Price
Pintura country primitiva
Lirvo de Karen Rideout, com a pintura country clássica

Já Hindeloopen é um estilo de pintura Holandes, que antigamente era passado somente dos pais para os filhos homens. Executada com “pinceladas ensaiadas” (“Cs”, “Ss”, e “Vírgulas”) e carga cheia (várias cores no pincel), lembra a pintura da Bavária, o Bauernmalerei, mas possui caracteísticas específicas e um jogo de cores que proporciona uma luz especial.

É uma pintura deliciosa de ver e executar, extremamente relaxante e fácil (porém, requer treinamento).

Se você pinta, deveria experimentar essa viagem que é o Hindeloopen e, se é mulher, terá dupla satisfação: a de pintar própriamente dito e a de contrariar a tradição machista (he he). Well… Deu vontade de pintar…

Pintura Hindeloopen em cerâmica

Beijocas pinceladas, ouvindo Beatles…
Tia Lili

Publicações em destaque:

Sobre a autora

Sobre a autora

Sou Eliana Zerbinatti, carinhosamente chamada de Tia Lili. Sou designer e crafter apaixonada, e também esposa, mãe e avó dedicada.
Comecei minha vida artística dando aulas na cozinha da minha casa, há mais de 40 anos. Ensinei tricô, crochê, bordados, culinária, pintura e patchwork e tive materiais publicados em várias revistas no Brasil e no exterior, além de ter participado de inúmeros programas de TV.